Stand Up Manuel Pinho


Manuel Pinho funciona para o governo e para todos nós portugueses um bocado como Roan Atkinson (Mr. Bean) funciona para os britânicos.

Isto não seria preocupante, até seria motivo de regozijo, não fosse ele o nosso Ministro da Economia e Inovação.

Já o vimos elogiar os baixos salários nacionais numa visita oficial à China, ao integrar um seminário em Pequim, a 1 de Fevereiro, perante 300 empresários chineses. O nosso comediante e Ministro da pobre Economia que vamos tendo, disse com orgulho que a mão-de-obra portuguesa é barata, logo uma vantagem competitiva a ser aproveitada.

Foi esta uma das razoes apontada por Manuel Pinho para se investir em Portugal “Somos um país competitivo em termos de custos, nomeadamente, os custos salariais são mais baixos do que a média da União Europeia.”
Por outras palavras Pinho disse aos empresários chineses que deslocassem para Portugal fábricas e empresas a torto e a direito que o povinho aqui recebe pouco e trabalha muito. "

Não é preciso dizer que os que assistiam a este triste espectáculo ficaram de olhos ainda mais em bico, o que na China mesmo nos dias que correm é bastante díficil.
Aqui se começa a ver o brilhantismo de Pinho no que toca a meter água. Pinho está para a gaffe como a água está para o Luso. Só que não há garrafões que encham tanto Pinho ao mesmo tempo.

O primeiro-ministro apressou-se a classificar como "absurdas" e "injustificadas" as críticas da oposição e dos sindicatos ao ministro da Economia Manuel Pinho após este momento de puro Stand up. Socrates disse "É caso para dizer que vai faltando assunto para se discutir em Portugal". Se ele soubesse o que sabe hoje provavelmente teria ficado calado.
Disse ainda que Pinho era uma "grande esperança para o humor português". Desde Vasco Santana que não se via tanta desenvoltura no que toca a dizer disparates e manter a pose de Estado.

Noutra ocasião, e face ao despedimento de 500 trabalhadores da fábrica Delphi, em Maio, o ministro Pinho garantiu, em Bruxelas, que a multinacional tinha criado 250 postos de trabalho em Castelo Branco. Só que esses empregos já se encontravam preenchidos desde 2006. Perceberam? Eu não. Ningúem percebeu. Nem Pinho provavelmente (genial). No comments.

Em bruxelas todos aplaudiram de pé Pinho e perguntaram aos eurodeputados presentes quem era este senhor tão engraçado que vinha a acompanhar a comitiva portuguesa?

Quando souberam que era o Ministro da Economia tiveram que interromper a sessão porque um eurodeputado italiano fez xixi nas calças de tanto rir. E ele convive com Berlusconi de perto.

Ainda hoje se fala de Pinho em Bruxelas (e um pouco por todo o mundo) com uma grande dose de nostalgia. Chovem convites para actuações em bares e coffee shops por toda a Europa. Em quase todos os pubs desde Bruxelas até Amsterdão figuram posters de Pinho nas paredes.

Na Ásia Pinho discute popularidade com Cristiano Ronaldo e Beckham. "Pinho is so funny". "we love him. He´s a character!"

"oh reealy ? I didn´t knew he was a politician". "but he´s an unbelivable and remarkable comediant for sure"

Pinho tem estado um pouco ausente dos grandes palcos, também ele tem sofrido com esta crise, não está fácil para ninguém. Encontra-se a preparar a nova tournee, a gravar um dvd "the best of Pinho" e a escrever a sua biografia que vai ser traduzida em Mandarim para responder aos milhões de pedidos.

Mas ontem Pinho abriu uma excepção a este "sabatismo" e brindou-nos com mais um momento de grande inspiração ao dizer que " Paulo Rangel tem de comer muita Maizena para chegar aos calcanhares de Basílio Horta".

Eu não faço ideia se Manuel Pinho foi alimentado a Maizena, sinceramente custa-me a crer.
Acho que o vulgar Cerelac (normal ou com maçã) ou uma taçada de Nestum seria o mais adequado para um bébé. Mas como se costuma dizer todos os génios são um pouco loucos. Provavelmente também bebia tantum verde com gelo e limão em vez de chá e escovava os dentes com graxa para calçado.

Não se sabe ainda se Rangel vai seguir o conselho de Pinho. Mas se for para ficar como Basílio Horta eu aconselho-o antes a comer flocos integrais com leite e muita fruta. E deixe lá isso da Maizena para quem pode, até porque está um bocado para o anafadito.

Manuel Pinho é já uma figura incontestável e incontornável da comédia portuguesa. Além disto tem ainda a vantagem ser Ministro da Economia e Inovação, o que é mais ou menos como ser ministro da propaganda do III Reich em 1945. Ele tem acesso directo ao governo, pelo que o material para trabalhar as suas actuações é uma fonte inesgotável. Isto aliado ao seu telento natural torna-se numa mistura explosiva e torna-o um comediante de excelência.

Nunca outro governante português tinha conseguido levar tão longe o nosso humor, capacidade e desenvoltura no que toca a fazer os outros ficarem bem dispostos. Por tudo isso só temos de o homenagear e agradecer.

E a continuar assim, digo eu, poderá muito bem vir a ser o próximo Presidente da Comissão Europeia.

1 comentários:

Xani disse...

Pinho e Lino, Lino e Pinho...não dá mais!