O governo pode ter muitos defeitos, mas há que reconhecer quando tem o mérito de fazer algo posítivo pelo país. E sendo a educação uma das "paixões" do Eng. Sócrates, ele não quis deixar os créditos por mãos alheias. E com a ajuda de um conjunto de "mentes brilhantes" quis dar uma "nova oportunidade" à educação.
O governo quer deste modo qualificar os portugueses estabelecendo o 12º como escolaridade obrigatória. Mas mais, quer ainda dar "prioridade à formação de base dos activos – e define objectivos exigentes: qualificar 1.000.000 de activos até 2010."
Ou seja, como portugueses que somos, queremos tudo isto para ontem.
Pessoas com a 4ª classe daqui a uns tempos podem estar a fazer cirurgias no Curry Cabral ou transplantes do rim nos HUC, ou quem sabe gerir o BPN ou o BPP (se calhar faziam melhor figura). E ser Administrador do BPN e ao mesmo tempo Conselheiro de Estado do Presidente da Republica? Impecável!
Hoje maquinista da CP, amanhã administrador da REN. Hoje servente de pedreiro, amanhã Maestro da Gulbenkian, hoje vigarista corrupto e presidiário, amanhã Ministro da Economia, hoje arrumador na Praça do Chile, amanhã Deputado da AR, hoje Ministro das Obras Públicas, amanhã Administrador da Motta-Engil.
Enfim, todo um mundo novo de oportunidades para quem quer "estudar" ,"qualificar-se" e estabelecer novos limites aceitando o desafio lançado pelo governo.
Não chegaria a estes senhores mudar a base para um futuro diferente?
Não chegaria sequer tentar proporcionar as melhores condições de Ensino aos alunos e professores? Desenvolver uma educação sustentada e adaptada às realidades do nosso país cada mais exigentes interna e externamente?
Promover a educação e procurar preencher as lacunas sem medidas desadequadas e contraproducentes "mascaradas" por reformas populistas completamente bacocas seria pedir demais?
Quem anseia por resultados imediatos não entende que educar leva o seu tempo.
Estamos em Portugal. E em Portugal queremos ter sempre frutos sem plantar as árvores.
As poucas que plantamos deixamos que os seus frutos apodreçam. E caiam desamparados.
E muito provavelmente isso ajuda a explicar porque os nossos supermercados estão cheios de fruta Sul-Americana e as urgências dos hospitais inundadas de médicos espanhois e de leste (bons profissionais na sua grande maioria diga-se).
É que isto de esperar por uma geração demora muito tempo.
Este governo precisa desesperadamente de números, de resultados.
Então o que fazemos ? Como acelerar tudo isto? Como querer chegar aos calcanhares de países com uma política de educação a sério, como a Dinamarca e a Suécia, a Inglaterra ou a Noruega, isto de um dia para o outro trepando apenas pelos números?
É Fácil! Muito fácil até. Um pouco de ilusionismo político e voilá...
Então é assim:
Vamos pegar em todos os iletrados e analfabetos deste país e torná-las capazes de fabricar uma bomba atómica, descobrir a cura para a Sida ou acabar com a fome e crise mundiais! Vamos dar-lhe uma "nova oportunidade".
Podemos até estar a falar de alguém burro como uma bota da tropa, com um QI de um esquilo, mas se tiver o 12º ano "martelado" vai concerteza estar ao nível de uma educação europeia e desenvolvida. Capaz de enfrentar todos os desafios. Preparado para enfrentar todos os obstáculos que um mundo cada vez mais exigente nos coloca diariamente.
E de igual para igual com todas os outros esquilos. Sejam eles esquilos portugueses ou estrangeiros.
"Tu és capaz jovem imbecil ! Basta acreditares "uma beca" e teres um "coche de aulas" man. Vá lá meu, não custa nada, levas o Ipod e vais ver que é um instante, depois vais ganhar bué guita e vais ser doutor e cenas...tás a ver?"
Bem, mas para tentar perceber como isto funciona:
Vamos a algumas perguntas frequentes retiradas do site "novas oportunidades" mas agora com as respostas que o site dá acompanhadas de tradução para bom entendedor:
Cursos Científico-Humanísticos
P: O que é um Curso Científico-Humanístico?
R: Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico.
P: O que é um Curso Científico-Humanístico?
R: Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico.
Tradução : trata-se de tentar fazer com que tu, meu imbecil, consigas fazer o 12º de qualquer maneira e entrar no Ensino superior pela porta do cavalo.
P: Quem são os destinatários dos Cursos Científico-Humanísticos?
R: São destinatários os jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
P: Quem são os destinatários dos Cursos Científico-Humanísticos?
R: São destinatários os jovens com o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
Tadução : os destinatários são todos aqueles que tenham o 9º ano como tu e queiram ter o 12º sem fazerem a ponta de um corno e irem passear uma pasta numa qualquer faculdade do país.
P:Qual é a duração dos Cursos Científico-Humanísticos?
R: Os cursos têm a duração de 3 anos lectivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário.
P:Qual é a duração dos Cursos Científico-Humanísticos?
R: Os cursos têm a duração de 3 anos lectivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Conferem um diploma de conclusão do ensino secundário.
Tradução: Se fossem estes 3 anos em nada diferia do regime normal. O mais certo é em apenas 6 meses teres o 12º ano feito. Passas de burro com o 9º ano a burro com o 12º ano em pouco tempo, não é óptimo? Não te sentes mais inteligente já?
P: Onde são ministrados os Cursos Científico-Humanísticos?
R: São ministrados em escolas com ensino secundário.
Tradução: Nas Escolas Secundárias, ainda tentámos que fosse na loja do cidadão mas era um bocado demais. Pedimos desculpa pelo incómodo.
P: Onde são ministrados os Cursos Científico-Humanísticos?
R: São ministrados em escolas com ensino secundário.
Tradução: Nas Escolas Secundárias, ainda tentámos que fosse na loja do cidadão mas era um bocado demais. Pedimos desculpa pelo incómodo.
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
P: O que é o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?
R:
O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, possa ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos.
P: O que é o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?
R:
O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, possa ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos.
Tradução: Burro é assim: tu podes nunca ter estudado puto. Já nem te lembrares de ler e escrever. E mal se perceber até o que dizes, mas o pior que te pode acontecer é ficares logo com a 4ª classe. Porque nós aqui reconhecemos que passaste por uma data de coisas que se sobrepõem aquela chatice toda de ter efectivamente de estudar. É a escola da vida...ou uma cena assim
P: Onde se pode reconhecer, validar e certificar as competências?
R: O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é desenvolvido num Centro Novas Oportunidades. Tradução: adivinha lá burro a pergunta que se segue? Esta até tu acertas...
P: O que é um Centro Novas Oportunidades?
R: Um Centro Novas Oportunidades está sedeado numa instituição pública ou privada com um equipa de profissionais que actua no sentido de reconhecer, validar e certificar competências que os adultos forma adquirindo em diversas situações, possibilitando a obtenção de uma certificação de 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico ou ainda de ensino secundário. Tradução: Nas escolas pois está claro! estás a ver minha avantesma, até já estás a ficar mais esperto só com este paleio.
P: Quantos Centros Novas Oportunidades existem no país e qual a sua localização?
R: Existe, actualmente, uma rede formada por 456 centros distribuídos por todo o país, de forma a responder às necessidades e interesses dos adultos. Tradução: As escolas novamente, como vês isto não é dificil, tem tudo a ver com escolas infelizmente.
P: Quando se inicia o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: O processo RVCC pode ser iniciado em qualquer altura do ano, com um horário a ser acordado entre o adulto e o Centro Novas Oportunidades. Tradução: Quando te der jeito burro. Combinamos e apareces. Não tenhas pressa. Nós estamos cá sempre. Trata das tuas cenas que depois nós tratamos de te pôr esperto num instante. Vais ver não custa nada. Ainda vais ser campeão de xadrez...
P: Como se inicia um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: Após o preenchimento da ficha de inscrição é iniciado, pela equipa de profissionais do Centro Novas Oportunidades , um trabalho de definição do perfil de entrada de cada adulto, de forma a encaminhá-lo para um processo de RVCC ou para uma oferta formativa mais adequada.
P: Onde se pode reconhecer, validar e certificar as competências?
R: O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é desenvolvido num Centro Novas Oportunidades. Tradução: adivinha lá burro a pergunta que se segue? Esta até tu acertas...
P: O que é um Centro Novas Oportunidades?
R: Um Centro Novas Oportunidades está sedeado numa instituição pública ou privada com um equipa de profissionais que actua no sentido de reconhecer, validar e certificar competências que os adultos forma adquirindo em diversas situações, possibilitando a obtenção de uma certificação de 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico ou ainda de ensino secundário. Tradução: Nas escolas pois está claro! estás a ver minha avantesma, até já estás a ficar mais esperto só com este paleio.
P: Quantos Centros Novas Oportunidades existem no país e qual a sua localização?
R: Existe, actualmente, uma rede formada por 456 centros distribuídos por todo o país, de forma a responder às necessidades e interesses dos adultos. Tradução: As escolas novamente, como vês isto não é dificil, tem tudo a ver com escolas infelizmente.
P: Quando se inicia o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: O processo RVCC pode ser iniciado em qualquer altura do ano, com um horário a ser acordado entre o adulto e o Centro Novas Oportunidades. Tradução: Quando te der jeito burro. Combinamos e apareces. Não tenhas pressa. Nós estamos cá sempre. Trata das tuas cenas que depois nós tratamos de te pôr esperto num instante. Vais ver não custa nada. Ainda vais ser campeão de xadrez...
P: Como se inicia um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: Após o preenchimento da ficha de inscrição é iniciado, pela equipa de profissionais do Centro Novas Oportunidades , um trabalho de definição do perfil de entrada de cada adulto, de forma a encaminhá-lo para um processo de RVCC ou para uma oferta formativa mais adequada.
Tradução: Vens cá ter connosco, preenches umas papeladas ok? Se não souberes escrever não há crise, a malta ajuda-te (mas não digas a ninguém ok? fica entre nós). Depois consoante a tua estupidez encaminhamos-te para uma oferta adequada.
P: Como se obtém a certificação através do reconhecimento e validação de competências?
R:
O processo de RVCC é desenvolvido com base num referencial de competências-chave de educação e formação de adultos de nível básico ou de nível secundário e com o acompanhamento de uma equipa técnico-pedagógica (profissionais de RVC e formadores das áreas de competências-chave). A validação das competências é formalizada numa sessão de júri, conduzindo à emissão de um certificado e/ou diploma.
P: Como se obtém a certificação através do reconhecimento e validação de competências?
R:
O processo de RVCC é desenvolvido com base num referencial de competências-chave de educação e formação de adultos de nível básico ou de nível secundário e com o acompanhamento de uma equipa técnico-pedagógica (profissionais de RVC e formadores das áreas de competências-chave). A validação das competências é formalizada numa sessão de júri, conduzindo à emissão de um certificado e/ou diploma.
Tradução: Vamos fazer uma data de testes, ver se és muito ou pouco burro e ver até onde é que podemos esticar a corda em termos de escolaridade sem parecer muito exagerado, entendes? Não entendes pois não? claro que não deixa lá isso...
P: Que certificação se obtém um adulto que desenvolva um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: Consoante os casos, um processo de RVCC pode conduzir a um certificado de 1º, 2º ou 3º ciclo e, neste último caso, a um diploma do ensino básico, ou a um diploma de ensino secundário
P: Que certificação se obtém um adulto que desenvolva um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)?
R: Consoante os casos, um processo de RVCC pode conduzir a um certificado de 1º, 2º ou 3º ciclo e, neste último caso, a um diploma do ensino básico, ou a um diploma de ensino secundário
Tradução: Não tens nada a perder, sem fazeres nadinha tens sempre direito a um certificado. Podes até ter um diploma vê lá tu não é incrível meu grande burrito ? E um lanche é claro oferta da casa.
Já viste que podes chegar aqui sem nadinha e daqui partir para uma universidade? E sem teres de estudar rigorosamente nada enquanto os outros desgraçadinhos andam na secundária a esfolar-se? Não é espectacular? Não é do caraças meu grande burro?
Milhares de pessoas, pais, filhos, professores, alunos, ex-alunos, estudantes, ex-estudantes, pessoas sérias, preocupadas e honestas deste país devem estar a pensar o mesmo que eu:
O que é isto?
1 comentários:
A parte das perguntas está deliciosa!
Enviar um comentário