A minha Soraia está cada vez mais gorda


A ordem natural das coisas é os filhos orgulharem-se dos pais e depois os pais sentirem orgulho dos seus filhos. É sem dúvida um processo complexo. E como processo complexo que é, há sempre um período intermédio de adaptações e indefinições.
E neste período de inconstância tudo pode acontecer. Todo o tipo de reacções de parte a parte.
Em alguns casos os pais optam por proteger em demasia os filhos. O que é compreensível.
Invariavelmente esta protecção excessiva por parte dos papás acaba na negação dos mesmos em relação a factos e características por demais evidentes e marcantes da personalidadade dos próprios filhos. Ou seja, alguns pais gostam de viver dentro da despensa enquanto os filhos correm nus com a turma inteira dos escuteiros pela cozinha.
A atitude oposta também acontece frequentemente. Isto na medida em que outros pais há que não se ensaiam muito quando toca a exporem os seus filhos exageradamente, seja em frente a quem for. Não percebendo que com esta atitude acabam por envergonhar os próprios filhos, ridicularizando-os. Definindo assim traços das suas personalidades, ao mesmo tempo que as limitam.
Outros há ainda que tendem para sobrevalorizar traços da personalidade e características dos seus filhos. Tratando-os como génios mesmo que com 17 anos ainda não consigam apertar os próprios sapatos. Criando uma ilusão para muitas vezes tamponar deficiências na educação.

Mas vamos a alguns exemplos de cada um destes tipos de atitudes.

Exemplos de exagero de exposição

"O meu Roberto está cada vez mais burro coitadito..."..." a professora da primária já me disse que já viu jumentos na terra dela com ar mais inteligente..."

"A minha Soraia está cada vez mais gorda..." "... o pai já lhe comprou um chocalho para ver se a miúda se envergonha..." "...e a avó já diz a brincar que se a miúda continua a crescer assim vende a "Mimosa" porque não precisa de duas vacas na fazenda.." "...E está sempre a dizer-lhe para ir correr para o pomar para a fruta cair mais depressa..."

" Amigas estou muito preocupada com o Luisinho, ele agora deu para ler livros da Margarida rebelo Pinto. E quer ter aulas de Ballet.." "...Há uns dias encontrei-o em frente ao espelho com os meus collants rosa vestidos, de carteira TOUS e saltos altos da Bimba e Lolla.."
Reacção : " Ó minha querida, não me diga que o seu filho é rabeta ?".."o Luis é Picolhito? Não pode ser..." "...Ai quando a minha Rafaela souber..."
( O pequeno Luis até poderia vir a ser o maior garanhão da Península Ibérica. Mas a vida dele como heterosexual acabou de terminar com este desabafo da mamã)

Exemplos de protecionismo exacerbado (Ilusionismo maternal - vulgo cegueira sentimental)

"O meu César anda a chegar a casa todos os dias às 7 da manhã a tresandar a fumo e com os olhos esbugalhados e a brilhar. Até parece a Manuela Moura Guedes. E ri-se muito o garoto. Parece um tolo. Anda amarelado e sempre cheio de fome.
Eu já lhe disse que não pode continuar com estas noitadas de estudo" "...Estão a dar cabo da saúde dele..." ..." E parece que o explicador que eles arranjaram fuma muito. Parece uma chaminé o homem..."

"A minha mais nova agora dá-lhe para ir todos os dias à missa. Desde que o padre Angelo tomou conta da paróquia, passa a vida na Igreja a miúda. Tão devota a minha menina! Graças a Deus! E vem de lá sempre toda "desgrenhadinha" de tanto cantar no coro. O padre Angelo sabe mesmo motivar esta juventude..."

"O meu Rui e o teu Paulito dão-se tão bem não achas Virginia? É uma amizade tão grande. Agora até já falam em ir juntos para a escola de cabeleireiros. Já não existem amizades assim. Sinceras. Estão mais tempo juntos que alguns namorados. Deus me perdoe..."
"No outro dia apanhei-os agarradinhos a dançar o "Deixa que te leve" do Paulo Gonzo.
Tão amigos. Que riqueza ."

(em consulta no médico de família)
"Olhe Dr. eu não acho nada gordinha a Catarina. 14 anos e 80 kg parece-me perfeitamente normal" (isto enquanto a filha enfarda um bollycao e bebe uma coca-cola de meio litro em duas goladas)
O médico perplexo com a atitude, pede à Catarina para sair um minuto.
"Olhe Dona Alzira, eu não sei se a senhora já reparou, mas a sua filha tem um problema"
"Ó doutor não me assuste, não me diga uma coisa dessas. São as análises? O que é que se passa?
"Nada de grave por enquanto. Não se apoquente."
"Então doutor mas afinal o que é que se passa. Qual é o problema da Catarina?"
"Olhe Dona Alzira.. (pausa) ...o que se passa é que a Catarina...(pausa).... A Catarina parece uma vaca leiteira"..
"Como diz doutor????"
"É isso mesmo que lhe digo...Parece uma vaquinha a sua filha Catarina. Lamento muito."
"E a continuar assim qualquer dia ela não entra em nenhum autocarro sem ser de lado. E a rebolar"..."Está a compreender o que lhe estou a dizer Dona Alzira?"

Exemplos de sobrevalorização desmedida/desfasamento

" A minha Jéssica está cada vez mais parecida com a Beyoncé. Só lhe falta ser pretita e ter os dentinhos todos, porque até já canta muito melhor do que ela."
"Ficou em 2º lugar no Concurso para jovens talentos organizado pela Junta de Freguesia de Barcouço.
À frente dela só ficou o filho da "Tina dos Correios", o Sergito, o moço enfia salsichas frescas pela boca e tira-as enroladas em couve-lombarda pelo nariz."
"Ai o rapazinho é jeitosinho, mas a tua Jéssica também é uma princesa, não lhe fica nada atrás..."

"O Ricardo é fabuloso. Já consegue fazer contas de multiplicar sem a máquina de calcular. E só tem 16 anos o garoto. Aquilo vai ser Mínistro de certeza.." (Nesta eu acredito...)

(O pai para o irmão durante uma partida de futebol de iniciados)
"Estás a ver pá. O teu sobrinho parece o Cristiano Ronaldo. Só mais anafadito um bocadinho".
(O miúdo é suplente da equipa.Nunca jogou. Pesa 100 kg registados em Abril pelo senhor Dário da Farmácia Central de Penela e chamam-lhe o bocarrota. E encontra-se estendido junto ao banco de suplentes a derreter um Sundae de Chocolate)
"Isso come filho que tás a crescer!!"

"O meu Renatito é um anjo de moço, é tão sossegadinho"
(enquanto isto o "Renatito" está a arrancar os cabelos da Avó Belinha que está entrevadinha numa cama e não consegue falar)
Enquanto o a mãezinha gaba o menino, o pequeno anticristo vai deixando a avó roxa de todo.

De uma coisa tenho a certeza: Seja de que ângulo for. Com muito ou pouco nevoeiro paternal ou maternal. Com maior ou menor enfâse. Não tenho qualquer dúvida que qualquer uma destas formas de um pai ou mãe ver o seu filho são um sinal de preocupação e afecto.
E por isso é que são pais.













0 comentários: