A partir de hoje e até ao dia 27 de Setembro, este blog vai fazer o acompanhamento diário de um grupo de 5 políticos, fechados numa casa, sem qualquer contacto com o exterior, vigiados 24 horas por dia (alguns já estão habituados), dos quais apenas 1 será o novo Primeiro(a) Ministro de Portugal no final deste período. São eles:
Manuela Ferreira Leite: Viva portugueses, eu sou a Manuela, tenho 68 anos, venho de Lisboa, sou a primeira mulher portuguesa a chefiar um partido político, o PSD, e defendo uma "política da verdade", portanto se alguma vez isto não acontecer e eu faltar à verdade, não me levem a mal, porque foi sem querer. Já aconteceu?Palavra? Ups. Beijinhos Portugal.
José Sócrates: Boa tarde portugueses, sou o José, tenho 51 anos, nasci em Vilar de Maçada mas venho de Lisboa, sou licenciado em Engenharia Civil pela defunta Universidade Independente encerrada em 2007 por falta de qualidade pedagógica e má conduta ética e administrativa.
Frequentei, sem todavia o concluir, um mestrado no ISCTE-IUL, tendo-me sido atribuído um diploma de MBA por aquela instituição em 2005.
Como sabem sou o vosso Primeiro Ministro e Secretário Geral do PS e candidato da continuidade das "boas práticas políticas e reformas estruturais" que estamos a efectuar desde há 4 anos no governo. Estou a pensar construir uma Auto-estrada com ligação aqui ao estúdio já no próximo mês se ganhar as eleições, e se a Motta-Engil ganhar o concurso. Esta estrada é uma "maçada". Obrigado portugueses e portugueses.
Paulo Portas: Olá queridos e queridas, sou o Paulo, mas se me tratarem por Paulinho não levo a mal, tenho 46 anos e venho de Lisboa, sou lider do CDS-PP e adoro cinema, helicopteros e submarinos. Já fui Ministro de Estado e da Defesa Nacional (2002-2004) e Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar (2004-2005), este pormenor do Mar só soube quando estava a assinar o "contrato", uma grande maluqueira enfim, sou um bem-disposto, adoro festas e sou muito amigo do meu amigo. Adoro agricultores e não ando aqui a brincar com eles, nem com os pensionistas! Adoro feiras com tasquinhas e zonas agrícolas, é onde me sinto melhor. Contem comigo!
Jerónimo de Sousa: Boa tarde camaradas, o meu nome é Carlos, tenho 61 anos e sou natural de Pirescoxe, Santa Iria de Azóia. Sou 1 antigo operário metalúrgico que aderiu ao Partido Comunista Português em 1974 (coisas dos Cravos...). Neste momento sou Secretário-geral do Partido. "Continuo empenhado no vasto movimento antiglobalização capitalista, na luta contra o neoliberalismo e a guerra, respeitando e estimulando a sua diversidade. Julgo que a existência e participação de Partidos Comunistas, de Partidos de classe, nesse vasto movimento não é só um bem para estes partidos mas um bem para a esquerda e para as forças progressistas que o integram, na medida em que consideramos que a questão da luta de classes continua a ser a grande questão da nossa época contemporânea".
Desculpem estar a ler o papelinho mas não tive tempo para decorar tanta luta...
Cumprimentos camaradas!
Francisco Louça: Boa tarde portugueses e portuguesas, sejam vocês heterosexuais, gays, lésbicas, travestis, hermafroditas, defensores dos animais, Quercus, Greenpeace, todos vós, todos nós, eu sou o Francisco e estou solidário com a vossa luta, seja ela qual for. Provavelmente já nos cruzámos numa qualquer manifestação, mas agora estou aqui para falar um pouco de mim:
Nasci em Lisboa a 12 de Novembro no bom ano de 1956. Participei na luta contra a ditadura e a guerra no movimento estudantil dos anos setenta, cheguei a estar preso na Capela do Rato. Sou um Che português digamos, com menos barba, sem a farda e arma mas com ar intelectual, não sei conduzir motas, prefiro andar de Metro. Adoro ginásio e sauna e as coisas boas da vida, não sei se é daí que vem o título de "esquerda caviar", por mim tudo bem desde que seja Beluga.
Fundei o Bloco de Esquerda em 1999 e sou membro da sua direcção desde então.
Temos um programa eleitoral feito há uns anos, espero nunca ter de usar, senão vou ser obrigado a ler aquilo pela 1ª vez. Aviso: Não falo de Joana Amaral Dias, é o meu único Tabu prometo. De resto falo de tudo, até do José Pacheco Pereira se for preciso.
Obrigado por este tempo que me concederam, é com orgulho que vos falo, sempre.
E pronto, assim fica concluída a apresentação dos concorrentes, feita pelos próprios, agora é aguardar por notícias da casa. Talvez mais logo...
Prometo que não vão levar com a Teresa Guilherme ou a Júlia Pinheiro a contar as peripécias do dia. Andamos a brincar mas também não vamos entrar na palhaçada.
0 comentários:
Enviar um comentário