"Eu sei o que fizeste no Verão passado", José


José sócrates procurou ontem fugir ao debate com Paulo Portas da forma mais fácil, ou seja, fazendo alusões e comparações ao governo a que este último pertenceu e falecido há 4 anos atrás, tentando desta forma esquivar-se ao que interessa falar e discutir, que no essencial deveria passar por estes últimos 4 anos de um governo que lhe pertencem, 4 anos que vão agora ser escrutinados/julgados a 27 do mês corrente.

Numa destas alusões socretinas, já em desespero e revelando um estranho e aparente nervosismo, usou o título do filme "Sei o que fizeste no Verão passado" procurando dar a entender que não se havia esquecido do governo a que Paulo Portas pertencera, como se isso lhe desse algum ónus para justificar o pesadelo destes últimos 4 anos de governo PS, e como se na altura a maioria absoluta que o elegeu e ainda o mantém no poder não tivesse sido o suficiente para julgar o governo de Portas e Cª até então.

Ora se podemos falar do Verão de Paulo, vamos falar falar um pouco do Verão de José, esse sim do ano passado, já que era ele , como ainda hoje é, o nosso Primeiro Ministro em 2008, e relembrar alguns acontecimentos:

A pré-temporada:

"O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e vários membros do gabinete do chefe do Governo violaram a proibição de fumar no voo fretado da TAP que ligou Portugal e Venezula" (13-05-2008) in Publico

"Quero fazer-vos uma declaração sobre o facto de ter fumado no avião. De facto fumei, com o ministro da Economia [Manuel Pinho] enquanto conversávamos, mas no convencimento de que se podia fumar, porque assim sempre aconteceu nas outras viagens anteriores".
"Se por algum motivo violei algum regulamento, alguma lei, lamento e peço desculpa, não voltará acontecer", (14-05-2008) in Publico

Ah pronto José se pedes desculpa está tudo bem, se fosse um comum cidadão ia dentro e pagava multa, mas pronto como é o PM ficamo-nos "sorry guys, won´t happen again" ...

Mas adiante,nicotinas aparte e Verão adentro portanto:

"Relativamente aos líderes partidários com assento parlamentar, o destaque vai para o Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, que em Junho apresentou o saldo de imagem mais baixo de sempre: -29.7%, agravando o valor já registado em Maio (-25%).
Os dados do Barómetro Político Marktest de Junho revelam uma nova descida na imagem de José Sócrates, que se mantém como o líder político cuja actuação é a mais negativamente classificada pelos portugueses".
Fonte: Barómetro Político Marktest de Junho 2008

"O inquérito do Freeport vai ser aliviado dos factos que indiciem crimes fiscais...Um dos casos em que isso pode acontecer é precisamente nos factos chegados ao conhecimento da investigação sobre os negócios imobiliários feitos por familiares do primeiro-ministro, José Sócrates".
..."João Cabral, engenheiro de profissão, é um dos protagonistas do vídeo (DvD) em que aparece Charles Smith a dizer que teve de pagar luvas para obter as licenças do Freeport e que José Sócrates 'é corrupto'. O seu nome aparece também na carta rogatória enviada pelos ingleses".
in CM

5 de Junho de 2008 - "200.000 pessoas dos mais diversos sectores, público e privados, de diferentes pontos do país,nas ruas de Lisboa, contra a revisão do Código de Trabalho, nos moldes em que está a ser feito. Sócrates diz que "não se impressiona"

"Sócrates com pior imagem - Os dados do Barómetro Político Marktest de Setembro mostram o Primeiro-ministro, José Sócrates, como o líder político cuja actuação é mais negativamente classificada pelos portugueses".

Resumindo e concluindo (e ficava o dia todo a pesquisar mas tenho sono),Sócrates andava por cá no Verão passado, tirando o inicio do Verão em que foi fumar umas cigarradas à Venezuela a bordo da TAP com o então ainda Ministro cicuelino Pinho.

Pelo que se pode constatar, José detinha já uma imagem bastante "positiva" nesse Verão quente de 2008, continuando a mantê-la desde Junho a Setembro e por aí fora até ao dia de hoje, o que explica preferir não falar desta época ou em qualquer outra, procura sim desesperadamente esquecer que estamos em 2009 e optou por não falar do presente, e evitar a todo o custo o ano de 2007, porque esse então dava para 3 dias de pesquisa (pode ser que eu tenha tempo e paciência).

O Primeiro Ministro conseguiu a proeza de passar 80% do seu tempo de debate a falar do mais que defunto Governo de Paulo Portas, demitindo-se das suas funções actuais, vestindo quase ele próprio a pele da oposição (já andará a treinar?), o que demonstra não só o interesse que não tem em falar do país actual, como a incapacidade de se apresentar aos portugueses como o líder do Governo que vai ser agora julgado nas urnas. Medo?

Ao contrário do que disse (modestamente como sempre) à saída do debate, demonstra bem a "confiança que tem nele próprio".
Ou a pouca confiança que ainda lhe sobra, digo eu.

0 comentários: