A 30 à hora


São 30. Sim são 30 portugueses por cada hora a passarem à condição de desempregados.
No mês de Março, e segundo dados ontem divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, inscreveram-se 65.743 novos desempregados, mais 53 por cento face ao mesmo mês de 2008.
Isto seria preocupante num país preocupado.
Mas estamos em Portugal, temos ministros em exercicio como Augusto Santos Silva e Jose Lello, que provavelmente vão anunciar a contratação de uns milhares para trabalhar nos Centros de Emprego por esse país fora dado ao aumento exponencial de trabalho. "Que maçada". Não seria improvável ou sequer de estranhar o aproveitamento do desemprego generalizado a que se assiste para o empolamento frenético (quase histérico) da criação de meia duzia de novos postos de trabalho. Tanta areia para tantos olhos. Que mal fizemos nós?
Haverá pior? Que podemos fazer senão rebolar e adormecer?
Esperar que ao acordar tudo tenha sido um pesadelo.
Hoje mesmo o nosso Primeiro ministro falou do Magalhães, essa figura impar da nossa historia agora transformada em bandeira electronica do governo a distribuir pelas criancinhas em qualquer estabelecimento de Ensino perto de si.
Pouco importa se elas sabem ler, escrever ou falar. Se sabem sequer quem foi Magalhães. Provavelmente na cabeça de alguns o Sr.Magalhães é um individuo que trabalha na fabrica de componentes Tsunami, pesa 100 kilos e adora mousse de chocolate Alsa.
E que interessa sequer se o software deste computador está cheio de erros ortograficos?
Tem jogos e multimedia, a canalhada adora.
Que interessa os protestos de professores contra as reformas em curso, 200 mil na rua há cerca de um mês?
Estavam todos a passear, Lisboa é bonita, vieram ver o túnel do Marquês. E se pensarmos que 2/3 nem sequer trabalham (porque não estão colocados) vemos logo que aquilo é tudo coisa dos sindicatos, aqueles senhores de bigode esquisito e megafone na mão.
E alunos terem aulas em contentores?
É bom até...habituarem-se, porque o mais provavel no futuro é viverem num.
Professores levarem pancada?
É desporto, as crianças precisam.
Estão a ver. Está tudo bem. "É tudo uma campanha negativa".
"O povo é sereno!".
"É só fumaça!"

1 comentários:

Xani disse...

Parabéns pela iniciativa, Goofy! Dá gosto "ler-te"! A tua inteligência e sagacidade fascinam-me, é oficial ;)
FÃ NÚMERO 1, c'est moi-même!
DÁ-LE GÁS! (credo)